Você espera que seu ar condicionado funcione bem sempre que é ligado; afinal, ele é o seu companheiro de conforto em todas as estações do ano. Mas às vezes, sua unidade pode te abandonar e se recusar a ligar, fazendo você passar muito calor e se perguntar “Por que o ar condicionado não liga?”.
Desde a falta de manutenção ao envelhecimento da unidade, pode haver vários motivos que pode fazer o ar condicionado não ligar. Então, separamos uma lista para ajudá-lo a descobrir porque seu ar condicionado não liga e como solucionar esse problema.
Ar condicionado não liga – Baixo nível de gás refrigerante
Uma das razões pelas quais seu ar condicionado não está ligando pode ser devido à falta de gás refrigerante. O gás refrigerante é a força invisível por trás do funcionamento do seu ar condicionado. Essa força é parte fundamental no funcionamento do seu aparelho.
Artigo relacionado: O que é e como funciona o gás refrigerante do ar condicionado?
Você não pode fazer muito nesta situação, pois não se trata apenas de encher o aparelho de gás; os níveis devem corresponder exatamente aos níveis especificados pelo fabricante do seu ar condicionado. Você teria que entrar em contato com um profissional para verificar os níveis de refrigerante e descobrir o motivo do vazamento. Você pode evitar esse problema no futuro, garantindo a manutenção regular do seu ar condicionado.
Ar condicionado não liga – Filtros do ar condicionado sujo
Você se lembra da última vez que limpou os filtros de ar do seu ar condicionado? Se sua resposta for não, então esse é um grande problema, pois seu aparelho pode não funcionar corretamente devido a filtros sujos e entupidos. Não importa a categoria de ar condicionado que você tenha, limpar os filtros é uma obrigação!
Artigo relacionado: Quando limpar o filtro do ar condicionado?
A função dos filtros é garantir a circulação de ar adequada. Se estiverem cheios de detritos, o fluxo de ar está praticamente bloqueado. Nesse caso, seu sistema precisa trabalhar mais para resfriar sua casa e, com o passar do tempo, pode parar de funcionar.
Filtros de ar sujo também podem congelar sua unidade externa, o que atrapalha o funcionamento do sistema e, em alguns casos, esse é o motivo do porque seu ar condicionado não está ligando.
Estranho, mas acontece. A unidade interna de seu ar condicionado possui a bobina do evaporador e a unidade externa contém o compressor. A linha de refrigerante está entre esses dois componentes. Quando o fluxo de ar é restrito, o ar quente de sua casa não chega ao gás refrigerante. Então, o gás refrigerante se torna tão frio que qualquer umidade nas bobinas congela. É assustador, mas você não precisa entrar em pânico. Você pode ligar para um profissional lidar com a situação ou você mesmo pode limpar os filtros.
Ar condicionado não está ligando – O disjuntor pode estar desligado
Um disjuntor é uma ferramenta de segurança que desliga a energia em caso de alta tensão. Pode ser devido ao uso de aparelhos de alta tensão ou picos de energia na rede elétrica. Tudo o que você precisa fazer é encontrar o disjuntor do ar condicionado e desligá-lo completamente. Em seguida, aguarde alguns minutos antes de ligá-lo.
Você pode não ter desligado o disjuntor, mas alguém em sua casa poderia ter feito isso. Portanto, sempre que seu sistema se recusar a ligar, verifique o disjuntor antes de fazer qualquer outra coisa.
Dica de segurança: Caso continue a disparar, não tente ligá-lo, pois indica alta tensão e pode causar um incêndio elétrico. É um problema que precisa ser corrigido por um especialista.
Capacitor com defeito
Se a unidade externa do ar condicionado tiver problemas para iniciar, se estiver iniciando e parando, ou se você ouvir alguns cliques, é provável que o capacitor esteja com defeito. O capacitor é parte integrante do sistema do ar condicionado. Ele é conectado ao circuito do motor e dá ao motor um impulso inicial para começar a funcionar. O capacitor se desconecta do circuito assim que o motor atinge uma velocidade específica.
O que faz com que o capacitor falhe?
O capacitor do seu ar condicionado é sensível ao calor. O superaquecimento pode ser causado por seu aparelho trabalhando duro para atingir a temperatura desejada ou devido à sua exposição ao sol. Se sua unidade externa for instalada no telhado, provavelmente será vítima de superaquecimento nos dias quentes de verão.
Durante dias extremamente frios ou quentes, evite definir a temperatura mais fria, pois isso também pode fazer com que a unidade trabalhe mais, resultando em um capacitor superaquecido. Quedas de energia e flutuações de energia também podem danificar significativamente o capacitor.
Além disso, a idade avançada pode fazer com que ele pare de funcionar, pois a capacidade do capacitor de liberar energia diminui com o passar dos anos.
No que diz respeito à idade, a manutenção regular o ajudará a detectar precocemente os problemas do capacitor. A solução é bastante simples – peça a um técnico para substituir o capacitor.
Nota: Nunca tente substituir o capacitor sozinho, pois há uma carga elétrica armazenada nele; existe o risco de choque elétrico grave. Nunca tente ligar seu o ar condicionado com um capacitor ruim, pois isso pode queimar o motor conectado a ele, e substituir o motor pode ser bastante caro.
A vida útil do seu ar condicionado chegou ao fim
Seu ar condicionado não liga e você está se perguntando qual poderia ser o motivo. Se ele tem sido seu companheiro de conforto por muito tempo, talvez tenha chegado ao fim de sua vida útil. Mas como você pode realmente saber se é hora de dizer adeus ao seu ar condicionado?
A seguir estão alguns sinais que indicam isso:
- Você nota uma diminuição significativa no fluxo de ar do aparelho. A diminuição do fluxo de ar pode ser devido a filtros sujos, mas se a limpeza dos filtros não funcionar, seu aparelho envelheceu e precisa ser substituído.
- Seu aparelho requer serviços de reparo ocasionalmente, o que pode dar uma pista se o seu aparelho tem problemas relacionados à sua vida útil.
- Suas contas de energia elétrica estão aumentando a uma taxa anormal. Perto do fim da vida útil, o ar condicionado torna-se lento e trabalha demais para manter a temperatura desejada, causando um aumento nas contas.
- Sua unidade de ar condicionado sempre precisa de manutenções.
- Se o seu aparelho está fazendo ruídos estranhos, como rangidos, é hora de substituí-lo, pois ele indica um problema sério.
- Seu ar condicionado cheira mal. Pode ser devido a mofo crescendo dentro de sua unidade ou devido a filtros sujos, mas se o cheiro não passar, considere substituí-lo.
Se você pode ver alguns dos sinais mencionados acima e se seu aparelho tem mais de uma década, você certamente precisa de uma nova unidade. Porém, não tome nenhuma decisão sozinho, peça a um profissional que verifique cuidadosamente a sua unidade antes de solicitar a substituição.