Às vezes, seu ar condicionado está congelando após algum tempo de operação. Quando isso acontece, o ar frio não é descarregado adequadamente e, eventualmente, um enorme bloco de gelo pode se acumular na serpentina do evaporador. Você notará que há menos fluxo de ar vindo da ventilação, à medida que o gelo começa a obstruir a passagem do ar.
Como resultado a bandeja do dreno fica cheia de água e pode começar a pingar pela evaporadora, além do ambiente ficar quente. Isso significa que é hora de investigar as causas desse problema. Então, separamos a principais causas possíveis.
Ar condicionado congelando – Fluxo de ar restrito
Quando o fluxo de ar ou a circulação de ar da unidade para a sala e vice-versa é restrito, a troca de energia térmica entre o ar condicionado e a sala é restrita. Como resultado, a maior parte do ar frio continua em volta da serpentina e aletas do evaporador, causando a queda da temperatura ao seu redor. Como resultado, o gelo é formado e gradualmente mais gelo começa a se acumular e, eventualmente, faz com que o ar condicionado congele. Confira mais dicas sobre ar condicionado.
Causas desse problema:
1- Filtros sujos – Os filtros da evaporadora devem ser limpos regularmente com água e sabão. Esses filtros são usados para reter poeira e outros contaminantes maiores que entram nas aletas do evaporador. Portanto, é altamente recomendável limpá-los pelo menos uma ou duas vezes por mês. Em muitos casos, os usuários nem sequer os limpam uma vez por ano até que esse problema comece a surgir.
2- Serpentina e turbina sujas – A serpentina e a turbina do evaporador localizadas após os filtros de ar também podem ser entupidas devido a filtros sujos. Nesse caso, você precisará chamar um técnico para fazer a limpeza do ar condicionado.
3- Ventilador com defeito – O ventilador na unidade interna pode não estar funcionando. Quando a unidade estiver ligada, verifique se há fluxo de ar saindo do equipamento. Caso contrário, o ventilador pode estar danificado. Nesse caso, o motor do ventilador pode ter queimado ou algumas conexões podem estar soltas.
Verifique também se não há bloqueio de ar ao redor da evaporadora e da condensadora.
Ar condicionado congelando – Gás refrigerante baixo
Quando o refrigerante no sistema estiver baixo devido a vazamentos ao longo do tempo, haverá uma diminuição na temperatura do ponto de saturação do sistema. Quando isso acontece, é necessária uma temperatura mais baixa para que todo o líquido refrigerante que foi comprimido pelo compressor se torne vapor no evaporador.
Isso significa que a temperatura operacional das serpentinas de resfriamento vai diminuir. Essa temperatura mais baixa fará com que a umidade coletada do ar se torne gelo na evaporadora. Essa umidade que deveria ser resfriada a um nível que se transforme em água e escorra para a bandeja de drenagem, ficara presa na serpentina da evaporadora, formando gelo ao seu redor. Esse é um dos motivos pelo qual o ar condicionado está congelando!
Quando ver o gelo sendo formado na evaporadora, desligue a unidade e espere o gelo derreter. Pode levar algumas horas para todo o gelo derreter. Uma maneira mais rápida é ligar o ar condicionado, mas usando o modo Ventilador. Isso significa que apenas o ventilador estara funcionando, mas o compressor está desligado.
Isso reduzirá o tempo de derretimento do gelo, mas você precisará estar por perto para monitorá-lo, pois a água pode transbordar e causar danos aos seus móveis ou itens elétricos. Um problema de baixo nível de refrigerante só pode ser resolvido por um técnico, pois será necessário adicionar mais refrigerante ao sistema.
Artigo relacionado: O que é e como funcionado o gás refrigerante do ar condicionado?
Ar condicionado congelando – Baixa temperatura ao ar livre
Outra causa possível para seu ar condicionado estar congelando, mas bem difícil de acontecer em algumas regiões do Brasil é quando a temperatura externa está muito baixa e seu ar condicionado está em operação. Quando isso acontece, tente ligar o ar condicionado usando o modo de ventilação.