O ar condicionado garante o nosso conforto e já faz parte do modo de vida de muitas pessoas atualmente. O ar condicionado oferece mais vantagens do que desvantagens para nós, principalmente em relação à saúde. Esta é a razão de sua popularidade inegável, especialmente durante o verão.
Porém, muitas pessoas reclamam de um resfriado comum, nariz entupido ou algum sintoma de alergia e acreditam que o ar condicionado faz mal a saúde. Isso não é inteiramente verdade. O seu ar condicionado não o deixa doente, mas devido a certos fatores, ele apenas leva a um ambiente que o induz a doenças.
Você pode evitar facilmente esse problema, cuidando de alguns fatores, como manutenção e limpeza. Continue lendo esse artigo para aprender mais sobre saúde e ar condicionado.
Como o ar condicionado faz mal a saúde?
Antes de tudo, temos que ter em mente que o verdadeiro culpado aqui não é o ar-condicionado, felizmente. As razões do seu problema são os efeitos colaterais do ar condicionado! Isso significa que o ar condicionado está interagindo com o meio ambiente para produzir um ambiente favorável para determinados problemas de saúde. Essa interação ocorre de duas maneiras principais:
1. Poluentes no ambiente
Simplificando, um ar condicionado circula o ar no ambiente. Se o ambiente estiver poluído, tais poluentes se dispersaram facilmente no ambiente e acabam desencadeando seus problemas de saúde. Por exemplo, suponha que você tenha pelos de animais flutuando, mofo ou bactérias presentes em seu quarto. Nesse caso, o ar condicionado fará com que esses poluentes circulem, o que pode causar dor de garganta, nariz entupido ou problemas respiratórios.
Além disso, se o seu ar condicionado não tiver uma boa manutenção, pode acabar sendo uma fonte de crescimento de fungos e bactérias. Conforme o ar passa pelo aparelho, esses poluentes podem simplesmente escapar para o seu quarto.
2. Baixa umidade
Temperaturas muito baixas tiram a umidade do ambiente, assim resseca nossas vias aéreas e comprometer a produção de muco no nariz, o que pode facilitar a entrada de vírus e bactérias e facilitar o contágio de doenças.
A alta umidade, por outro lado, causa condensação, crescimento de mofo, fungos e bactérias, problemas respiratórios e até mesmo desencadear alergias. Portanto, é necessário prestar atenção ao nível de umidade dentro de sua casa, mantendo a temperatura ideal do ar condicionado.
Benefícios do ar condicionado para sua saúde
O ar condicionado pode trazer muitos benefícios, especialmente durante o verão. Promove a qualidade e o conforto do sono, principalmente para pessoas que são incomodadas pelo calor (isto é, mulheres grávidas ou mulheres que sentem muito calor durante a menopausa). Além disso, pode reduzir os riscos de:
- Ondas de calor e desidratação, especialmente para pessoas suscetíveis (bebês, idosos ou pessoas desnutridas, etc.)
- Problemas cardiovasculares em indivíduos predispostos
- Sintomas associados a doenças respiratórias
Apesar dos benefícios, o ar condicionado pode ter certos efeitos prejudiciais à saúde se for utilizado de forma errada. Então, sempre lembre de usar seu ar condicionado na temperatura certa (entre 22 e 24 graus) e mantenha a limpeza do seu aparelho em dia.
Alergias
O uso de ar condicionado é geralmente recomendado para quem sofre de alergias sazonais, pois limita a exposição ao pó presente no ar externo. No entanto, os sistemas de ar condicionado, especialmente se não tiverem uma manutenção regular, podem conter uma alta concentração de poeira, promovendo assim o contato com alérgenos, que agravam os sintomas.
Artigo Relacioando: O ar condicionado pode causar alergia?
Infecções
É possível que um ar-condicionado abrigue germes, incluindo vírus, bactérias e fungos (ou mofo). Isso pode promover infecções respiratórias mais ou menos graves, variando de um resfriado simples a legionelose, por exemplo.
A legionelose é uma infecção pulmonar rara, mas grave, potencialmente mortal. A bactéria Legionella, responsável pela infecção, às vezes passa a residir em sistemas de ar condicionado. Isso pode ser explicado pelo fato de que ele se espalha mais facilmente na presença de água morna e estagnada. Alguns sistemas de ar condicionado usam circuitos resfriados com água. As bactérias se multiplicam e são liberadas no ar. A legionelose é contraída respirando gotículas de água contaminada.
Doenças respiratórias
Pessoas com asma podem ter sua saúde afetada após a exposição ao ar condicionado. O frio é um dos fatores que desencadeiam sintomas típicos de asma, como tosse, chiado no peito ao respirar e falta de ar. Além disso, a exposição prolongada ao ar condicionado pode contribuir para o agravamento da asma e para o desenvolvimento de infecções pulmonares resultantes dessa condição.
Portanto, dependendo da situação de cada pessoa, o ar condicionado pode ser benéfico ou prejudicial para quem sofre de doenças respiratórias.
O que fazer para evitar que o ar condicionado faça mal a saúde?
- Mantenha a manutenção do ar condicionado em dia.
- Evite diferenças significativas entre as temperaturas interna e externa. É recomendável uma faixa máxima de 8 ° C.
- Certifique-se de que todos os sistemas de ar condicionado estejam limpos para reduzir o risco de contaminação microbiana.
- Leia o manual do usuário do ar condicionado e siga as instruções.
- Limpe regularmente os filtros do ar condicionado.
O ar condicionado tem vários benefícios do ponto de vista da saúde e do bem-estar, mas não é isento de riscos. É melhor estar bem informado para fazer uso sábio e seguro dele. Não hesite em consultar o seu farmacêutico se precisar de informações ou conselhos sobre as medidas a tomar para se manter saudável durante o verão.