Considerando as inúmeras reações bioquímicas que ocorrem no corpo durante a gravidez, não é incomum que sua casa pareça mais quente do que realmente é quando você está grávida, dessa forma, um ar condicionado parece ser maravilhoso.
O calor e a umidade tendem a afetar bem mais as mulheres grávidas, apesar de serem desagradáveis ou até mesmo insuportáveis para a maioria de nós. Muitas mães tendem a acreditar que devem ficar longe do ar condicionado durante a gravidez ou, pelo menos, minimizar seu uso em ambientes internos para evitar o ar frio que pode aumentar as chances de contrair uma gripe.
Bem, será que essa é a escolha correta? Será que o ar condicionado faz mal ou bem para as mulheres gravidas? Pensando nessas perguntas, separamos abaixo 4 razões convincentes pelas quais a mãe grávida precisa de ar-condicionado.
Gravidez exige ar fresco
Não é incomum uma mulher grávida passar a maior parte do tempo dentro de casa, especialmente durante o último trimestre, quando está a apenas algumas semanas do parto.
Durante esse período, a qualidade do ar que você respira é altamente crítica para a boa saúde, tanto para a sua como para a do bebê. Sem um ar condicionado adequado, o ambiente interno pode não ser abastecido com ar fresco em circulação suficiente.
Além disso, o ar quente e úmido está associado a vários riscos à saúde, especialmente porque a alta umidade interna incentiva o crescimento de bolores. Ter um ar condicionado com manutenção e assistência técnica instalados em casa também garante que o ar interno circulante esteja livre de poeira, pólen e outros alérgenos. Manter os filtros do ar condicionado limpos é ainda mais importante nessa fase, assim como a limpeza padrão que deve ser feita regularmente.
Mães grávidas precisam de sono e conforto suficientes
De acordo com um estudo realizado pelo Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, há uma enorme correlação entre qualidade e quantidade de sono e complicações neonatais durante a gravidez. Segundo a pesquisa, alguns desses desafios / complicações podem fazer o bebê nascer com baixo peso ou nascerem prematuros.
Existem muitos outros estudos que sugerem que as mulheres grávidas devem sempre dormir bastante em alta qualidade durante todos os trimestres. No entanto, pode ser bem difícil dormir bem quando as temperaturas sobem muito durante as noites de verão e você não tem um ar condicionado funcionado.
Ar condicionado evita suor durante a gravidez
Um bom número de mulheres são aquelas que tendem a ganhar peso automaticamente durante a gravidez, principalmente devido à falta de exercício, redução de movimento e mudanças na dieta, entre outros motivos. Um bom número de mulheres também experimentará intolerância ao calor durante esse período. Devido a esses fatores, você pode suar mais do que consideraria normal, o que pode ser bastante desconfortável e irritante. Ter um sistema de ar condicionado pode refrescar você durante essa fase.
Movimento reduzido durante os 9 meses
Devido a razões como edema (inchaço dos pés e tornozelos), ganho de peso e outras alterações fisiológicas que podem ocorrer durante a gravidez, você pode preferir passar a maior parte do tempo em ambientes fechados.
Embora o exercício moderado, como caminhar regularmente seja recomendado, ter um sistema de ar-condicionado em bom estado de conservação pode facilitar o processo durante os nove meses anteriores à chegada do recém-nascido.