Imagine que você acabou de chegar em sua casa após um dia quente de trabalho, senta em seu sofá para relaxar, mas assim que o ar frio atinge seu rosto, você começa a espirrar e tossir. Seu nariz está sufocado e há uma irritação persistente na garganta.
O primeiro pensamento que passar por sua cabeça é: “O ar condicionado pode causar alergia?”. Embora a resposta não seja um sim, definitivo, também não é um não. Para ajudá-lo a obter uma imagem clara, vamos ver o que é uma alergia a ar condicionado e como você pode enfrentá-la.
O que é uma alergia ao ar condicionado?
Quer saber se você pode ser alérgico ao ar condicionado? Se você começar a se sentir mal assim que ligar o ar condicionado e se sentir melhor quando desligar, isso pode indicar que você tem alergia ao ar condicionado. No entanto, o fato é que seu ar condicionado está circulando vários alérgenos aerotransportados em casa.
Isso é especialmente uma fonte de desconforto se você sofre de alergias sazonais. Já que o ar condicionado só se torna uma fonte de circulação de partículas transportadas pelo ar às quais você já é alérgico. Portanto, você começa a se sentir mal.
Para seu alívio, as aparentemente “alergias ao ar-condicionado” não são permanentes e você pode ter controle sobre elas.
Artigo relacionado: O ar condicionado faz mal a saúde?
Sintomas de uma alergia ao ar condicionado
Pode haver muitas manifestações de uma alergia a aparelhos de ar condicionado.
Em residências, há uma série de fatores que podem desencadear uma reação alérgica. Estes podem ser induzidos pela presença de flores na casa a fatores sazonais mais sérios, como pólen ou caspa. A pele humana, que naturalmente se desprende e se espalha pelo ar na sala, a poeira e os pelos de animais de estimação são outros alérgenos comuns.
Esses alérgenos aéreos internos se instalam dentro de sua casa e, quando você liga o ar condicionado, eles se tornam a causa de sua alergia. Se você tiver dutos de ar em sua casa, bactérias, mofo e fungos podem se acumular neles e, às vezes, entram no ar que entra em seu quarto.
Devido a todas as razões acima, os sintomas de alergia podem começar a disparar. Eles podem ser pequenos inconvenientes, como espirros ou tosse ocasionais, ou problemas mais significativos, como um ataque de asma ou dificuldade para respirar. Outros efeitos colaterais também podem aparecer, como inchaço, vermelhidão ou erupções cutâneas, olhos lacrimejantes ou sensação de queimação, coceira na garganta e problemas digestivos. Alguns desses sintomas podem ser eliminados por medicamentos simples de venda livre ou até mesmo com vapor; para outros, porém, você pode precisar de aconselhamento médico profissional.
Razões para alergia ao ar-condicionado
Existem vários motivos pelos quais o ar condicionado pode estar deixando você doente. Vamos dar uma olhada em algumas das principais causas!
1. Pólen
Conforme discutido, as razões para as alergias a aparelhos de ar condicionado são múltiplas. O pólen é uma das razões mais comuns para causar uma alergia. Isso é mais frequente em cidades onde existe uma alta porcentagem de flores e árvores, pois elas ejetam pólen durante a primavera. O pólen pode entrar nas casas através de portas e janelas. Ele também pode ficar preso em sua roupa e ser transferido para outros itens domésticos. Uma vez dentro, ele pode se misturar com a poeira interna ou pelos de animais e se tornar um incômodo ao ser circulado pelo ar condicionado.
2. Mofo e bolor
Um problema muito comum com sistemas de ar condicionado dutados é que o mofo e bolor podem crescer em condições de umidade e escuridão nos dutos. Quando o ar condicionado é ligado, partículas de mofo podem se misturar com o fluxo de ar. Essas partículas então começam a circular livremente no ar, deixando você doente. Eles também podem crescer dentro de sua casa se os níveis de umidade interna não forem mantidos.
3. Pelos de animais
Pelos de animais de estimação são outro motivo para alergias. Se você adora animais de estimação e não consegue nem pensar em viver sem seu gato ou cachorro, não se preocupe! Existem outros métodos disponíveis para reduzir o efeito de pelos de animais em suas alergias. Regularmente, lave bem o seu animal de estimação e penteie-o com frequência para remover os pelos soltos e a pele morta. Além disso, se você vai comprar um novo animal de estimação, opte por um com pouco pelo.
4. Ácaros da poeira
Não importa onde sua casa esteja localizada, cidade ou subúrbio, é extremamente difícil mantê-la protegida dos ácaros. Os ácaros da poeira são pragas microscópicas semelhantes a insetos que vivem na poeira. Eles podem desencadear alergias ou asma nas pessoas. O pólen e os ácaros são dois alérgenos muito comuns que desencadeiam reações alérgicas nas pessoas e se reproduzem em ambientes úmidos e quentes. Eles podem se reproduzir no ar condicionado, pois fornecem o ambiente perfeito para seu crescimento. Por isso é muito importante manter a limpeza do ar condicionado em dia.
5. Poluição
O impacto da poluição não pode ser negado no que diz respeito à qualidade do ar e às alergias subsequentes. O ar interior é mais poluído do que o ar exterior e torna-se uma causa de problemas respiratórios graves e também está relacionado com alergias a aparelhos de ar condicionado.
6. Vírus e bactérias
Diversos vírus e bactérias podem estar presentes no ar exterior e serem transportados para dentro de casa. Eles também estão presentes no solo e detritos e podem entrar em sua casa. Muitos desses vírus e bactérias são transportados pelo ar e podem entrar em seu corpo quando o ar condicionado circula no ar. Estes podem incluir coronavírus, gripe, sarampo, entre muitos outros.
7. Compostos orgânicos voláteis
Com toda uma série de produtos químicos perigosos ao nosso redor, eles com certeza se tornarão uma fonte de problemas respiratórios e alergias. Compostos orgânicos voláteis (VOCs) são produtos químicos emitidos por utensílios domésticos e eletrodomésticos de uso diário. Isso pode incluir suprimentos de limpeza, tintas, pesticidas, equipamentos fixos, como marcadores, tinta de impressora, gasolina e cigarros, para citar alguns.
8. Níveis de umidade
Níveis de umidade altos e baixos também podem causar efeitos adversos em sua saúde. Uma quantidade extrema de vapores na atmosfera interna pode desencadear suas alergias pré-existentes. O mofo e os ácaros também crescem em áreas muito úmidas. Da mesma forma, os baixos níveis de umidade irritam a passagem nasal e a garganta, causando inflamação.
Papel que o ar condiciona desempenha em sua alergia?
Seu ar condicionado controla a circulação de ar dentro de sua casa. Ele move o ar em sua casa introduzindo uma corrente de ar. Isso pode fazer com que qualquer alérgeno potencial no ambiente seja transportado pelo ar e podem causar efeitos adversos em sua saúde.
No caso de um sistema de dutos , o ar é introduzido através de um sistema de dutos. Suponha que haja uma alta concentração de alérgenos em qualquer parte dos dutos. O ar condicionado irá transferi-lo para a sua casa, tornando-o mais suscetível a uma alergia ao ar condicionado.
Como prevenir alergias ao ar condicionado?
1. Sempre limpe os filtros do ar condicionado
A primeira coisa que pode mantê-lo protegido contra alérgenos é um filtro de ar condicionado. Um filtro de ar pode servir como uma proteção contra os poluentes do ar. Você deve verificá-lo regularmente e limpá-lo, se necessário. Os filtros do ar condicionado devem ser limpos / lavados rotineiramente como parte da manutenção de rotina.
Artigo relacionado: Quando limpar o filtro do ar condicionado?
2. Manter os níveis de umidade
O crescimento de ácaros e mofo é um problema sério. Uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para evita-los, é manter os níveis ideais de umidade. Manter os níveis de umidade entre 50% e 60% pode ajudar a minimizar o crescimento de ácaros e mofo em sua casa.
3. Obtenha um purificador de ar
Se você deseja se manter saudável e se salvar de qualquer reação alérgica causada por um ar condicionado, certifique-se de obter um purificador de ar. Os purificadores de ar ajudam a remover partículas como poeira, mofo, bactérias, dentro outros do ar que podem causar uma reação alérgica. Eles também ajudam a manter a qualidade do ar em casa — mantendo você saudável.
4. Mantenha a limpeza do ar condicionado em dia
Como mencionado antes, mofo e bolor podem crescer no ar condicionado, ao redor das bandejas de drenagem e serpentinas do evaporador. Isso é especialmente verdadeiro se houver um vazamento na unidade interna, pois este é um problema muito comum do ar condicionado.
Para sistemas de dutos, certifique-se de realizar a manutenção de rotina e limpar qualquer molde ou sujeira que possa ter se acumulado e se depositado no interior.
Não importa a categoria de ar condicionado que você tenha, a manutenção de rotina é crítica para seu funcionamento adequado. Com manutenção regular, você pode limpar seus dutos, unidade externa, manipulador de ar interno, substituir filtros sujos e muito mais para remover qualquer chance de alergia ao ar condicionado. Além disso, a manutenção de rotina também aumenta a vida útil do seu ar condicionado!
5. Lave a roupa de cama e cortinas regularmente
Os alérgenos transportados pelo ar presentes em ambientes internos podem grudar na cama, nas cortinas e até nas roupas. Se você estiver tendo algum sintoma de alergia ou se a concentração de pólen for alta em sua região, você deve lavar regularmente a roupa de cama e cortinas com água quente. Isso ajudará a eliminar qualquer acúmulo de alérgeno em sua superfície.
Conclusão — O ar condicionado é bom ou ruim para alergias?
Um ar condicionado pode ajudar pessoas com alergias sazonais pré-existentes a respirar ar puro! Nos meses mais quentes, abrir portas ou janelas pode introduzir pólen e outros alérgenos em casa. Usar um ar condicionado com um filtro de ar de boa qualidade pode melhorar a qualidade do ar que você respira.
No entanto, ele só se torna uma ameaça e desencadeia suas alergias se não for mantido e devidamente limpo, conforme explicado acima.
Estas são algumas das dicas que você pode seguir para se manter saudável e longe de alergias a aparelhos de ar condicionado. Vamos trabalhar e curtir o ar condicionado em paz, sem tossir e espirrar!