Hoje em dia, tudo o que é necessário para escapar do calor é o toque de alguns botões no controle do ar condicionado. Mas esse nem sempre foi o caso. Até a década de 1920, os aparelhos de ar condicionado não eram amplamente utilizados em nenhum lugar.
Artigo relacionado: Quem inventou o ar condicionado?
Embora os aparelhos de ar condicionado tenham passado por algumas mudanças importantes desde os primeiros modelos, todos nós temos uma parte pantanosa da Flórida e um médico dedicado a agradecer por plantar a semente da invenção.
Flórida, mosquitos e o calor
O Dr. John Gorrie era especialista em malária e médico quando o pior caso de malária varreu a costa do Golfo da Flórida.
Naquela época, ainda não se sabia o que causava a malária, mas muitas pessoas culparam o mal cheiro que vinha dos pântanos próximos. Eles achavam que os materiais em decomposição estavam envenenando o ar, mas ninguém suspeitava que o mosquito fosse o culpado. Foi durante o horrível verão de 1841 que o Dr. Gorrie começou a acreditar que esfriar o ar nos quartos com os doentes poderia ser a resposta. Em 1842, ele conseguiu colocar essa teoria em prática quando outra rodada de pacientes começou a adoecer constantemente.
Gorrie começou de forma simples, apenas com um balde de gelo e um ventilador. Essas primeiras experiências trouxeram resultados que o convenceram de que ele estava andando na direção certa. Embora não fosse nada parecido com os aparelhos de ar condicionado que conhecemos hoje, o conceito de condicionador de ar estava prestes a nascer.
A máquina que ele finalmente patenteou em 1851 trabalhou extraindo calor da água até congelar, usando um conceito que deve ser muito familiar para os técnicos de ar condicionado atualmente – aproveitando a compressão e a expansão do ar. Esse compressor de refrigeração inicial inspirou outros inventores a trabalhar em outros problemas de controle climático.
Juntando as peças
Gorrie nunca ganhou muito dinheiro com seus primeiros aparelhos de ar condicionado, mas inspirou outras pessoas que pegaram algumas de suas idéias básicas e as desenvolveram. Sem Gorrie e aqueles mosquitos irritantes, um jovem engenheiro chamado Willis Carrier talvez nunca tivesse descoberto uma solução para os problemas de impressão de um cliente.
Embora Willis Carrier tenha trabalhado como engenheiro projetando secadores industriais, fornos e ventiladores, ele foi chamado para uma gráfica para ajudar com um problema muito diferente. Essa gráfica estava com o ambiente muito úmido e isso atrapalhava a impressão de revistas, anúncios e outros documentos importantes.
Willis Carrier encontrou uma solução para remover a umidade da gráfica. Ele fez um aparelho que passava o ar através de um filtro e depois sobre um conjunto de bobinas contendo um líquido de resfriamento – água fria foi usada primeiro, mas logo um compressor de amônia foi usado. O que Carrier inventou para reduzir a umidade também resfriou o ar da sala com bastante eficiência. Após vários anos construindo esses aparelhos de ar condicionado para grandes clientes industriais, ele abriu a Carrier Engineering Corporation em 1915 para atender à demanda.
Por causa do Dr. Gorrie, alguns enxames de mosquitos e inventores, como Willis Carrier, os aparelhos de ar condicionado foram aperfeiçoados. Sem eles, teríamos muito mais dificuldade em atravessar os longos e quentes verões de Piracicaba. Vamos agradecer Gorrie, Carries e os mosquitos todos vezes que ligarmos nosso ar condicionado.