O que é e como funciona o gás refrigerante do ar condicionado?

O que é e como funciona o gás refrigerante do ar condicionado

O gás refrigerante é a força invisível por trás do funcionamento do seu ar condicionado. Essa força é parte fundamental no funcionamento do seu aparelho. Mas não precisa se sentir mal por não saber disso. Afinal, é algo que funciona em segundo plano, e se o seu ar condicionado sempre funcionou bem, você pode não ter sentido a necessidade de ler sobre ele.

Se você depende de seu ar condicionado, é importante atualizar seus conhecimentos. Ler e conhecer mais sobre como funciona o gás refrigerante do ar condicionado pode te ajudar a evitar quaisquer problemas potenciais imediatamente.

O que é o gás refrigerante?

Como você deve ter adivinhado, o gás refrigerante ajuda na função de resfriamento não apenas do seu ar condicionado, mas também de sua geladeira, freezer ou qualquer outro aparelho que use resfriamento.

Para saber mais sobre a função do gás refrigerante, é importante saber como funciona o ar condicionado. Um ar condicionado funciona usando o refrigerante, que está dentro das serpentinas de cobre do evaporador e do condensador, para absorver o calor do ambiente e expeli-lo para o ambiente externo. Durante este processo, o refrigerante muda de um gás de baixa pressão para um líquido de alta pressão.

Esta é a explicação mais simples para o ciclo de refrigeração. O líquido de alta pressão então sopra com um ventilador para expelir o calor para o ambiente. Para iniciar o próximo ciclo, esse líquido se comprime ainda mais e, em seguida, é ejetado rapidamente de um bico especial para convertê-lo novamente em gás. Este gás frio então sopra com outro ventilador para injetar ar frio na sala, e o ciclo continua.

A história do gás refrigerante

A primeira tentativa de usar o gás refrigerante no funcionamento do ar condicionado foi em 1928, pelo esforço conjunto de Thomas Midgley, Albert Henne e Robert McNary. Eles descobriram esses compostos enquanto trabalhavam na divisão de ar condicionado da General Motors. A General Motors buscou produzir uma alternativa não tóxica e não inflamável para outros refrigerantes da época, como o dióxido de enxofre ou a amônia. Seus refrigerantes eram da classe de refrigerantes do clorofluorocarbono (CFC), onipresentes pelo nome de marca Freon .

O principal gás refrigerante descoberto foi o R-22, um hidrofluorocarbono (HCFC). Ele encontrou amplo uso como refrigerante nas próximas décadas, como o refrigerante de escolha devido às suas propriedades favoráveis.

No final dos anos 80, conforme o mundo chamava sua atenção para as taxas crescentes de aquecimento global e outros fatores ambientais, os CFCs e HCFCs foram submetidos a um severo exame. Eles estavam danificando a camada de ozônio e foram banidos devido aos seus efeitos devastadores. Em 1987, eles foram colocados na lista de substâncias proibidas do Protocolo de Montreal e deveriam ser gradualmente eliminados.

Artigo relacionado: Quem inventou o ar condicionado?

Refrigerantes ecológicos

Com o protocolo de Montreal exigindo uma mudança do R-22, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos decidiu proibir a venda e importação de HCFCs.

Isso exigiu a introdução de um novo gás refrigerante, e é aí que entra o R-410A. O R-410A é um refrigerante sem cloro. É importante ter cuidado, pois os aparelhos HVAC destinados ao R-22 não podem ser usados ​​com o R-410A, considerando suas pressões operacionais mais altas.

Além disso, o R-410A permite classificações SEER mais altas para um sistema HVAC, em comparação com um que usa R-22. O menor consumo de energia tem o benefício adicional de diminuir a demanda total por usinas de energia, reduzindo assim as emissões de efeito estufa.

Qual refrigerante meu condicionador de ar usa?

Se o seu sistema de ar condicionado for muito antigo, há uma grande chance de que ele tenha R-22. Mas existe uma maneira ainda mais autêntica de descobrir. Você pode olhar o adesivo de descrição do aparelho na lateral da unidade externa do ar condicionado, o tipo do gás refrigerante está escrito lá.

Falta gás refrigerante no meu ar condicionado?

Como posso saber se falta gás no meu ar condicionado

Agora que você tem um breve histórico sobre refrigerantes e o que eles fazem, é útil estar ciente de alguns dos problemas que eles podem causar em seu ar condicionado se algo estiver errado. O gás refrigerante no ar condicionado não é algo com que você geralmente deva se preocupar. Eles são construídos para durar mais que o seu ar condicionado. Mas, em casos raros, pode haver um vazamento do refrigerante e será necessário completá-lo. Examinaremos alguns dos problemas comuns abaixo:

  • O ar frio não sai das saídas de ar:

Se o seu aparelho estiver no modo frio, mas ainda houver ar em temperatura ambiente sendo expelido, você precisa examinar o refrigerante. Este é de longe o problema mais comum. Como vimos, o ar condicionado precisa do gás refrigerante para fornecer resfriamento e, sem esse gás, não é possível resfriar o ambiente.

Pode haver outras causas para esse problema também, mas uma mudança repentina do ar frio para o ar em temperatura ambiente é um sinal de que o gás refrigerante está vazando.

  • Bobinas congeladas:

Se você der uma olhada em sua unidade interna, verá uma rede de bobinas de cobre na cor ouro escuro, às vezes essas cor pode ser azul. O refrigerante flui para fornecer resfriamento dentro dessas bobinas. Essas bobinas são muito frias ao toque, mas não devem estar congeladas em operação normal. Se você ver sinais de gelo nas bobinas, há uma grande chance de que o gás refrigerante possa estar vazando.

  • Manutenção agendada:

É melhor ter uma manutenção programada, especialmente antes do início de uma temporada agitada. Para os condicionadores de ar, isso ocorre um pouco antes do início do verão. É nesse momento que um bom técnico pode detectar um vazamento de refrigerante e propor medidas corretivas.

A causa dos vazamentos pode ser variada. Pode ser um defeito de fabricação, que apareceu após o uso prolongado, devido a danos encontrados durante o uso ou até mesmo devido a uma instalação ruim.

Como resolver um vazamento de gás refrigerante?

Vazamentos de gás refrigerante podem ser preocupantes, mas são extremamente comuns. Vamos dar uma olhada em como resolver esse problema comum e manter seu ar condicionado funcionando em sua melhor forma.

Recarregando o gás refrigerante

Recarregando o gás refrigerante

Re-carregar significa encher seu ar condicionado com mais refrigerante. Se o seu sistema estiver com pouco refrigerante, você não terá ar frio suficiente saindo da ventilação. Portanto, a recarga é imprescindível.

A recarga é feita por um técnico especializado, devido aos altos níveis de pressão envolvidos. Além disso, existe um alto risco de danos ao seu ar condicionado, o que pode resultar em uma conta ainda mais alta.

O técnico também verificará se existe qualquer problema subjacente grave, como um vazamento muito maior ou algum componente solto, que também podem causar problemas mais adiante. Ele consertará quaisquer pequenos vazamentos ou problemas no local e recarregará seu ar condicionado com gás refrigerante. Seu ar condicionado estará funcionando e pronto para ser usado novamente!

Famílias de fluidos refrigerante

CFC

Família de composto químico que possuem os elementos cloco, flúor e carbono em sua composição. Atualmente não se fabrica nenhum gás CFC; o cloro, que faz parte de sua composição, destrói a camada de ozônio. Um equipamento de refrigeração ou climatização, cuja sistema funciona com um fluido refrigerante que possui cloro na sua composição, está tecnicamente ultrapassado.

Como alternativa a falta de CFC, existem os chamados “gases alternativos” que pertencem à família dos HCFCs. A seguir, os principais fluidos refrigerantes da família dos CFCs:

  • R-12: Utilizado em refrigeradores freezers, câmeras frigoríficas e condicionadores de ar de carros, todos antigos.
  • R-11: Ultilizado em grandes sistemas com compressores centrífugos e com fluido para limpeza de circuitos frigorígenos.

HCFC

Família de compostos químicos que possui os elementos hidrogênio, cloro, flúor e carbono em sua composição. Atualmente se fabricam HCFCs como gases alternativos que podem substituir os CFCs. Os principais fluidos refrigerantes da família dos HCFCs são:

  • R-22: Utilizado em condicionadores de ar janela, split e centrais. Aqueles que você talvez tenha em sua residência.
  • R-401A: Substitui o R-12.
  • R-409A: Substitui o R-12.
  • R-401B: Substitui o R-12 e o R-500.
  • R-402A: Substitui o R-502.
  • R-408A: Substitui o R-502.
  • R-402B: Substitui o R-502.

No processo de substituição de um CFCs por um HCFC, o fabricante de fluidos refrigerante deverá consultar o fabricante do equipamento. Esse processo requer uma análise apurada de todos os dados de funcionamento do equipamento (temperaturas, pressões, tipo de óleo, etc). A DuPont, que contém as marcas Suva e Freon e é um dos grandes fabricantes de fluidos refrigerantes, chama essa atualização de CFC para HCFC de retrofit.

HFC

Família de compostos químicos que possui os elementos hidrogênio, flúor e carbono em sua composição. Atualmente os novos equipamentos são fabricados com HFCs. A seguir, os principais fluidos refrigerantes da família dos HFCs:

  • R-134a: Utilizado em refrigeradores, freezers, câmeras frigoríficas, condicionadores de ar de carros e equipamentos do tipo chiller.
  • R-404a: Utilizado em câmeras frigoríficas.
  • R-507a: Utilizado em equipamentos de climatização (ar condicionado).
  • R-407C: Utilizado em equipamentos de climatização (ar condicionado).
  • R-410A: Utilizado em equipamentos de climatização (ar condicionado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boletim informativo

Solicite Um Orçamento

Experiência, modernidade, segurança e qualidade é o que oferecemos. Uma marca sempre pronta para atender seus clientes.