Quanto tempo dura um ar condicionado?

Quanto tempo dura um ar condicionado

Se você está planejando comprar um novo ar condicionado ou está pensando em fazer uma manutenção cara em uma unidade antiga, a seguinte pergunta pode passar pela sua cabeça: “Quanto tempo dura um ar condicionado?” Pode ser angustiante saber que seu companheiro de conforto tem uma vida útil limitada e não durará para sempre.

Respondendo a essa pergunta, um ar condicionado pode durar de 10 a 15 anos em média, mas isso depende muito de como você cuida dele. Então, decidimos fazer esse artigo, onde te mostraremos aspectos que influenciam diretamente em quanto tempo dura seu ar condicionado, se você deve substituir ou consertar e como fazer ele ter uma maior vida útil.

Aspectos que determinam quanto tempo dura um ar condicionado

A vida útil de um ar condicionado varia de acordo com diferentes fatores. Aqui está a lista dos 3 fatores mais comuns que afetam sua expectativa de vida:

Instalação do ar condicionado

Sem dúvidas, a instalação é o fator que mais influência em quanto tempo dura um ar condicionado. Se um técnico fez uma instalação errada, isso pode resultar em problemas no futuro.

  • Um ar condicionado dimensionado errado em um ambiente, fará com que o aparelho trabalhe mais, sobrecarregando a unidade e afetando diretamente sua vida útil.
  • Se a tubulação que conectam as unidades externa e interna forem muito curtas ou até muito longas, afetarão o ciclo de resfriamento e sobrecarregarão desnecessariamente o compressor.
  • A fiação do ar condicionado também deve receber atenção especial durante a instalação. A fiação incorreta pode ser muito arriscada e pode criar falhas no sistema.

Manutenção do ar condicionado

Se você quer que seu ar condicionado dure muito tempo, nunca negligencie sua manutenção. Ignorar a manutenção do ar condicionado pode entupir o filtro da evaporadora, bloquear a bandeja de drenagem e sujar a condensadora. Filtros de ar sujos podem afetar o fluxo de ar, fazendo com que seu sistema trabalhe mais para resfriar a casa e, assim, afetando sua vida útil com o esforço extra. Condensadoras sujas consomem mais energia, o que pode ser extremamente perigoso para o seu ar condicionado.

Tamanho do ar condicionado

Você comprou um ar condicionado sem considerar o seu tamanho ideal? As vezes, precisamos de um ar condicionado de 18.000 BTUs, mas compramos um de 12.000 BTUs, pois o orçamento era limitado. Isso pode impactar diretamente o tempo que dura seu ar condicionado.

Uma unidade maior do que o necessário terá ciclos curtos, o que significa que ligará e desligará com frequência. Tem ciclos curtos porque as demandas de resfriamento e aquecimento são atendidas muito rapidamente. Por outro lado, uma unidade menor terá que funcionar por muito tempo para resfriar ou aquecer sua casa, o que pode causar superaquecimento.

Portanto, um ar condicionado que não é do tamanho certo está sendo sobrecarregado. Isso reduzirá sua vida útil no longo prazo.

Devo substituir ou arrumar meu ar condicionado?

Decidir substituir ou reparar seu ar condicionado pode ser uma decisão complicada. Assim como qualquer outro aparelho, o ar condicionado, independentemente da idade, pode ser reparado. O principal fator que deve ser considerado — quanto custa para reparar.

A regra geralmente seguida é; se o reparo custar 50% do preço original do ar condicionado, é melhor substituí-lo.

Se o seu ar condicionado está com você há mais de uma década, pode não ser necessário apenas um conserto único; ele pode continuar a quebrar após um período específico. Além disso, se o seu compressor — o coração do sistema, falhar, seria muito caro substituí-lo. Portanto, em vez de permitir que os custos de reparo continuem aumentando, considere a possibilidade de substituir seu ar condicionado.

A nova unidade proporcionará mais conveniência – você gastará menos com manutenção, seu aparelho será mais eficiente em termos de energia e não prejudicará a camada de ozônio com o gás R22 de sistemas antigos, pois os modelos mais novos usam refrigerantes R-410A. Os modelos mais novos também são feitos para combater a umidade de maneira muito eficaz, tornando o ambiente doméstico aconchegante e confortável.

Como fazer o ar condicionado durar mais tempo?

Os aparelhos de ar condicionado tornam-se ineficazes após um determinado período, mas você pode tomar diferentes medidas para estender sua vida útil por alguns anos. Siga essas dicas e a vida útil do seu aparelho aumentará significativamente.

  • Manutenção regular do aparelho, o ideal é agendar no mínimo uma limpeza por ano.
  • Isolação do ambiente, assim o ar frio não escapará e seu aparelho não ficará funcionando por muito tempo.
  • Instalação do aparelho, chame um profissional qualificado.
  • Diminuição da carga do ar condicionado, desligando-o por algum tempo ou usando outros aparelhos, como ventiladores de teto e desumidificadores.

Comprar um ar condicionado é um investimento, por isso é natural que queira saber quanto tempo ele vai durar. Esperamos ter ajudado com esse artigo.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boletim informativo

Solicite Um Orçamento

Experiência, modernidade, segurança e qualidade é o que oferecemos. Uma marca sempre pronta para atender seus clientes.