Quais as vantagens e desvantagens do ar condicionado Inverter?

Vantagens e desvantagens do ar condicionado Inverter

Como muitas pessoas não sabem as vantagens e desvantagens do ar condicionado inverter, pode ser difícil escolher entre um modelo inverter e um convencional. As unidades inverter são relativamente novas no mercado e dizem ser mais eficientes em termos energéticos do que os aparelhos convencionais. No entanto, algumas pessoas são céticas sobre como essa categoria de unidade é mais eficiente no consumo de energia.

Com a finalidade de ajudá-lo a decidir qual unidade é melhor para você, preparamos um pequeno guia sobre o ar condicionado inverter e o convencional.

Vantagens do ar condicionado inverter

Em primeiro lugar, para entender o por quê os aparelhos de ar condicionado inverter são mais eficientes em termos de energia, você precisa saber como o ar condicionado convencional funciona. Unidades não convencionais regulam a temperatura ambiente utilizando um compressor. Assim, quando a temperatura ambiente atinge o nível desejado, o motor da unidade desliga. O motor liga novamente quando o nível da temperatura sobe. Deste modo, as unidades convencionais consomem mais energia para manter a temperatura desejada.

Por outro lado, a principal característica de um ar condicionado inverter é a capacidade de modificar a velocidade do motor do compressor. A velocidade controlada permite que a unidade mantenha a temperatura sem precisar desligar o motor. Isso significa que um aparelho é muito mais eficiente em termos energéticos do que os convencionais.

Vantagens e desvantagens do ar condicionado Inverter

Principais vantagens:

  1. Até 60% de economia de energia.
  2. Nenhuma flutuação de tensão causada pelo compressor.
  3. Mantém a temperatura ambiente constante.
  4. Refrigeração e aquecimento eficientes.
  5. Grandes economias na conta mensal de eletricidade.
  6. O preço do ar-condicionado é recuperado nas contas de energia elétrica em alguns meses.
  7. Favorável ao meio ambiente devido ao uso de melhor refrigerante.
  8. Seguro para a fiação doméstica devido ao baixo consumo de energia.

Desvantagens do ar condicionado inverter

As unidades de ar condicionado inverter utilizam peças mais móveis para controlar a velocidade do motor do compressor, ou seja, você irá gastar um pouco a mais para reparar a unidade, caso ela apresente algum defeito. Outra desvantagem é o seu preço inicial, já que esses aparelhos são razoavelmente mais caros do que uma unidade convencionais.

Vantagens e desvantagens do ar condicionado Inverter

Principais desvantagens:

  1. Se a sala não estiver isolada, o consumo de energia aumenta, o que também aumenta a conta.
  2. O reparo e a manutenção são um pouco caros devido à componentes caros usados ​​neles.

Lendo esse guia, você poderá determinar qual unidade é melhor para suas necessidades. Entre em contato conosco se você estiver pensando em comprar um ar condicionado.

Gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar com seus amigos. Leia também sobre ar condicionado portátil e split – pros e contras!

12 respostas

  1. Prezados Senhores
    Meus cumprimentos!
    Excelente matéria, no entanto, há dois anos comprei um inverter da LG 12BTUS. Com um ano deu um defeito – código CH 10. No Manual na fala em caso de surgimento desse código de erro. Absurdo. Ficamos à mercê da Assit. Técnica. Para a visita está cobrando R$100,00. Para descobrir esse erro, acessei o YouTube e estou sabendo que é “bloqueio do ventilador do motor”, isto é, está travado. Receberei o técnico amanhã e vou aguardar o desenrolar do problema.
    Após o conserto, vender é a solução.

    1. Agradecemos pelo seu comentário e lamentamos pela experiência negativa que teve com o seu ar-condicionado Inverter da LG. Entendemos a frustração quando ocorrem problemas inesperados e a dependência da assistência técnica para solucioná-los.

      É importante ressaltar que os códigos de erro podem variar entre os diferentes modelos e marcas de ar-condicionado, e nem sempre estão detalhados no manual do usuário. No entanto, é positivo que você tenha encontrado informações relevantes no YouTube para ajudar a identificar o problema.

      Esperamos que o técnico possa resolver o bloqueio do ventilador do motor e que o funcionamento do seu ar-condicionado seja restabelecido. Caso ainda esteja insatisfeito com a situação, considerar a venda pode ser uma opção a ser avaliada.

      Caso tenha mais dúvidas ou precise de mais assistência, não hesite em nos contatar.

  2. A minha dúvida aqui e que na minha clínica os profissionais entram e saem de hora em hora desligando e ligando o aparelho.

    Não tenho certeza se o inverter seria uma boa opção para essa rotina de trabalho sendo ligado e desligado várias vezes por dia.

    1. O grande diferencial do inverter é a capacidade de regular o compressor quando a temperatura for atingida. Se os profissionais entrarem e saírem toda hora, a ponto do aparelho não conseguir atingir a temperatura, o aparelho vai funcionar como um convencional. Mas lembre-se que o ar condicionado inverter tem outras características importantes.

  3. é importante mencionar tambem que o INVERTER nao chega a 100% de sua capacidade, atingindo 80% no máximo, portanto os cálculos de carga térmica tem que ser feito baseados nisso e numa necessidade de uso de 100%, nao conseguira

  4. Há cerca de 6 anos investi em um inverter, principalmente pelos anúncios de eficiência energética. Porém, mesmo usando muito pouco, o aparelho de 18 mil btus da midea apresentou o erro 01 e, após diagnosticar, parece ser problema na placa da unidade externa que, para minha surpresa, custa cerca de 1500 R$.
    Então, não há qualquer vantagem ser econômico na energia se sua manutenção é um absurdo. O técnico que diagnosticou não teve dúvida em dizer que, se fosse um convencional, a manutenção seria simples e barata, pois não é complexo como o inverter.

    1. Compreendo sua frustração com a situação. É verdade que os sistemas Inverter podem ser mais complexos e, em alguns casos, as peças de reposição podem ser mais caras. No entanto, é importante considerar que, em geral, os sistemas Inverter oferecem vantagens significativas em eficiência energética e conforto, resultando em economia a longo prazo. A manutenção pode ser necessária em qualquer tipo de sistema, e é sempre recomendado buscar um profissional qualificado para avaliar e solucionar problemas específicos. Caso esteja insatisfeito com a situação, talvez seja válido entrar em contato com o fabricante para discutir a questão da peça de reposição.

  5. Nâo comprem inverter, ele só é econômico se estiver trabalhando dentro de condições muito favoráveis, como um dimensionamento por capacidade sobrando ou uma região do país fresca ou fria. Mas se ele tender a trabalhar no máximo por um bom tempo, ele igualará o consumo do tradicional, além de ter uma manutenção caríssima. Não sou técnico, mas leio bastante sobre o assunto, e já perdi 2 ar inverter em menos de 4 anos. Energia péssima qualidade do nosso país, queima a placa dele com muita facilidade, sendo que o custo para trocar uma placa é 50% do custo de um novo aparelho. ou seja, se realmente houver economia de energia ela será toda perdida com a aquisição ou conserto recorrente. Na minha cidade a energia acaba muito, e o vai e volta da energia provoca a queima da placa. Lembrando, ar condicionado tradicional sequer tem placa, é algo simples e barato de dar manutenção.

  6. Obrigado João Cássio Rebouças Saldanha! Estou verifcando os valores de um inverter 24000 btu’s e com essas dicas acho que vou para o convencional. Não adianta economizar na conta de energia se ele é mais suceptível a defeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boletim informativo

Solicite Um Orçamento

Experiência, modernidade, segurança e qualidade é o que oferecemos. Uma marca sempre pronta para atender seus clientes.