Como prolongar a vida útil do ar condicionado?

Como prolongar a vida útil do ar condicionado

Se você cuidar bem do seu ar condicionado, sem dúvidas irá prolongar sua vida útil. Por outro lado, se você pular os cronogramas de manutenção e limpeza, a vida útil média do seu aparelho pode diminuir consideravelmente. Seu ar condicionado nem sequer completará sua vida útil esperada e exigirá uma substituição antecipada.

Você sabia? O ar condicionado pode durar de 10 a 15 anos, dependendo de vários fatores.

Uma substituição, é claro, será pesada em seu bolso. Assim, é melhor cuidar bem de sua unidade e aproveitá-la ao máximo.

À medida que seu equipamento envelhece, você notará uma diminuição na eficiência. Isso faz com que suas contas de energia aumentem gradualmente. Além disso, é provável que você gaste mais em reparos e manutenções quando seu sistema atingir seus anos úteis.

Enquanto seu sistema oferece a você todos esses anos de excelente serviço, a área e climatização está sempre em evolução. Quando você estiver pronto para uma substituição, aparelhos mais recentes terão mais recursos e, inevitavelmente, serão mais eficientes do que seu sistema antigo.

Continue lendo e confira nossas dicas para aprender como prolongar a vida útil do ar condicionado!

Observe se o ar condicionado foi instalado corretamente

Você pode não pensar na vida média da unidade de ar condicionado no momento da instalação, mas isso pode afetar significativamente a duração. É vital que você contrate uma empresa qualificado para esse trabalho.

Um técnico profissional pode cobrar mais, mas eles garantem que todos os componentes da unidade de ar condicionado estejam colocados corretamente. Isso deixa menos espaço para danos imprevistos, aumentando a expectativa de vida de sua unidade.

Agende as manutenções regulares do ar condicionado

Como prolongar a vida útil do ar condicionado

Tal como acontece com todas as coisas mecânicas,  a manutenção regular do ar condicionado é a melhor maneira de evitar uma falha. Os sistemas de climatização domésticos não exigem manutenção frequente, mas isso não significa que a manutenção de rotina não seja importante.

Seu ar condicionado devem ser inspecionado, limpo e ajustado todos os anos. É melhor agendar a manutenção do seu ar condicionado na primavera – dessa forma, seu sistema estará pronto para ser usados nos dias mais quentes de verão.

Não se esqueca de limpar os filtros do ar condicionado.

Confira a condensadora do ar condicionado

A unidade externa, ou condensadora, é o verdadeiro cavalo-de-batalha do seu sistema de ar condicionado.  Fique atento a quaisquer arbustos, ervas daninhas ou até mesmo ninhos de pombos em seu ar condicionado. A unidade precisa soprar o ar aquecido e, se as saídas de ventilação estiverem bloqueadas, isso levará à diminuição da eficiência do sistema.

Para prolongar a vida útil do seu ar condicionado, também é uma boa ideia o técnico medir o gás do aparelho nas manutenções regulares. A unidade externa muitas vezes pode ser negligenciada, pois está fora de vista. Isso pode resultar em baixa eficiência e, eventualmente, diminuir a vida média do ar condicionado.

Diminua a carga do seu ar condicionado usando outros aparelhos

Um ar condicionado é o principal método de manter sua casa fresca, mas não o único. A climatização em sua casa pode ser otimizada usando seu ar condicionado junto com outros eletrodomésticos, como ventiladores de teto.

Voce pode ajustar as configurações do seu ar condicionado em uma temperatura maior se usa´lo junto com o ventilador, assim seu aparelho será menos sobrecarregado e sua conta de energia também será menor.

Coloque seu aparelho em modo “Auto”

Quase todos os condicionadores de ar hoje em dia têm uma configuração “Auto”. Dentro desta configuração, o ventilador do ar condicionado funciona apenas conforme os requisitos, em vez de funcionar a uma velocidade constante, independentemente da temperatura atual.

Um aparelho em uma configuração de ventilador forte funcionará no máximo, mesmo que a temperatura desejada tenha sido atingida. Isso pode levar ao desperdício do uso do ventilador e do ar condicionado, não apenas levando a uma tensão desnecessária no sistema, mas também a contas de energia mais alta.

Além disso, uma turbina funcionando em alta velocidade pode acumular poeira e sujeira mais rapidamente do que uma turbina que funciona no modo automático.

Uma resposta

  1. Excelentes dicas Michael Douglas, lembrando que as manutenções preventivas e regulares do ar condicionado, prolongam a vida útil do equipamento e melhoram a qualidade do ar respiravel no ambiente climatizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boletim informativo

Solicite Um Orçamento

Experiência, modernidade, segurança e qualidade é o que oferecemos. Uma marca sempre pronta para atender seus clientes.