Riscos do vazamento de gás do ar condicionado

Riscos do vazamento de gás do ar condicionado

O gás refrigerante é um dos componentes mais importante do ar condicionado. Esse gás é um composto químico responsável por absorver o calor do ar interno, expelindo-o para fora e fornecendo ar frio. Ele muda seu estado de líquido para gás e vice-versa à medida que passa por outros componentes do ar condicionado para fornecer ar frio (ou calor, no caso de um aparelho quente e frio).

Às vezes, o gás refrigerante pode vazar, prejudicando gravemente a capacidade de resfriamento do seu ar condicionado. Se o seu aparelho não estiver resfriando bem, suas contas ficarem subitamente mais altas, a água do aparelho estiver pingando pela evaporadora ou você notar qualquer outro sinal discutido abaixo, você deve verificar se há vazamento em sua unidade. Se você suspeita de um vazamento de refrigerante ou apenas deseja saber mais sobre isso com antecedência para evitar risco de vazamento de gás do ar condicionado, este artigo é para você. Nele veremos:

  • Riscos do vazamento de gás refrigerante do ar condicionado
  • Causas do vazamento de refrigerante do ar condicionado
  • Sinais de vazamento de refrigerante do ar condicionado
  • O que fazer se você suspeitar de um vazamento de refrigerante?
  • Como evitar um vazamento de gás refrigerante no ar condicionado?

Riscos do vazamento de gás refrigerante do ar condicionado

Embora o gás não tenha sabor ou cheiro, ele nos afeta. Um vazamento de gás refrigerante traz riscos ao meio ambiente, à sua saúde e à seu ar condicionado.

Perigo para o meio ambiente

  • CFCs: Família de composto químico que possuem os elementos cloco, flúor e carbono em sua composição.
  • HFCs: Família de compostos químicos que possui os elementos hidrogênio, cloro, flúor e carbono em sua composição.
  • HCFCs: Família de compostos químicos que possui os elementos hidrogênio, flúor e carbono em sua composição.

Vazamento de gás refrigerante é um risco para o meio ambiente. Descobriu-se que os CFCs estavam destruindo a camada de ozônio, devido à qual foram eliminados. No entanto, eles foram substituídos por hidrofluorcarbonos (HFCs) e hidroclorofluorocarbonos (HCFCs), que vêm com seus próprios problemas. Eles são gases de efeito estufa extremamente potente.

Por exemplo, o HFC 134-a, um refrigerante popular, tem 3400 vezes o potencial de aquecimento global do que o dióxido de carbono. Embora o refrigerante R410A, gás refrigerante que não agride o meio ambiente esteja sendo introduzido hoje em dia, vários condicionadores de ar ainda consistem em HFCs ou HCFCs.

Prevenir e consertar imediatamente vazamentos de refrigerante, junto com o descarte responsável do ar condicionado no final de sua vida útil, pode ajudar muito na redução do impacto ambiental das unidades de ar condicioando.

Artigo relacionado: O que é e como funciona o gás refrigerante do ar condicionado?

Perigo para humanos

O vazamento de gás refrigerante é definitivamente um perigo para a saúde e, no caso de uma recarga, só deve ser tratado por um especialista. Se você for exposto ao gás refrigerante por um período considerável de tempo, poderá sofrer vários efeitos colaterais, como:

  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Vômito
  • Náusea
  • Tosse
  • Irritação nos olhos, ouvidos e garganta

Para evitar esses efeitos colaterais é importante consertar qualquer vazamento o mais rápido possível.

Perigo para o seu aparelho de ar condicionado

Visto que o gás refrigerante é o agente de resfriamento, um vazamento pode prejudicar gravemente o desempenho do seu ar condicionado.

Quando a unidade de ar condicionado está com pouco gás, isso sobrecarrega os componentes da unidade, fazendo ela trabalhar mais para atingir a temperatura definida, o que pode levar à falha do compressor se for ignorada por um longo tempo. Também pode causar o congelamento da serpentina de cobre, aumento nas contas e resfriamento ineficiente.

Causas do vazamento de gás refrigerante

Existem inúmeras causas por trás de um vazamento de gás. O refrigerante não se esgota com o tempo; ele vaza devido a um problema que leva a pequenos orifícios que permitem o escape do gás refrigerante. Algumas das causas mais comuns incluem:

Desgaste do aparelho

O desgaste devido ao envelhecimento é uma causa comum de vazamentos de refrigerante em condicionadores de ar. Com o tempo, as juntas e conexões em seu aparelho podem enfraquecer e corroer. Além disso, as vedações de borracha ao redor das válvulas de serviço podem se desgastar e causar vazamento do gás refrigerante.

Se você atrasar ou negligenciar os reparos e manutenção por um longo tempo, você enfrentará esse problema mais cedo do que o esperado.

Vibrações

O motor do compressor, localizado do lado de fora, é um componente importante do seu ar condicionado. Se sua unidade externa for selada incorretamente, ela pode gerar vibrações severas, enfraquecendo as linhas do gás refrigerante. Além disso, se suas linhas de gás refrigerante foram instaladas incorretamente, até mesmo a vibração normal causada pelo funcionamento do sistema pode causar orifícios nas bobinas de cobre, levando a um vazamento.

Danos Físicos

Crianças, animais, pássaros e outros podem causar danos à sua unidade externa. Crianças podem acertar ou arremessar algo acidentalmente enquanto brincam. Isso também pode causar danos físicos em seu aparelho.

Sinais de vazamento de gás refrigerante do ar condicionado

Seu ar condicionado não está gelando como antes? Ou ele não está ligando? Um vazamento de gás refrigerante pode ser a causa do problema. Aqui estão alguns sinais de que sua unidade pode ter um vazamento de gás refrigerante:

Diminuição da capacidade de resfriamento

O gás refrigerante absorve o calor de sua casa e o libera para fora. Se sua unidade estiver com níveis baixos de refrigerante, a transferência de calor efetiva não pode ocorrer. Portanto, se seu ar condicionado perdeu repentinamente sua capacidade de resfriamento, um vazamento de refrigerante pode ser o culpado.

Ar condicionado não sopra ar frio

Um teste rápido é colocar a mão bem na frente das aberturas de ventilação. Se o ar que sai das aberturas estiver quente e você tentou de tudo para consertar, mas falhou, seu ar condicionado pode estar com vazamento. Antes de fazer o teste, ligue o ar condicionado e espere cerca de 5 minutos para a condensadora ligar.

Muito tempo para gelar o ambiente

Quando o ar condicionado tem um vazamento de refrigerante, geralmente tem mais dificuldade em atingir a temperatura definida. Como resultado, sua unidade deve funcionar mais do que o normal para atingir a temperatura desejada. Se você notar que seu ar condicionado está demorando muito para atingir uma determinada temperatura, é melhor verificá-lo.

Metade do ar gelando e metade não

Coloque a mão diretamente na saída de ar do ar condicionado. Se o ar estiver frio de um lado e do outro não, pode haver um vazamento de refrigerante. Um ar condicionado com vazamento de líquido refrigerante não pode produzir tanto ar frio quanto o normal. Embora possa haver outra causa para esse problema, pode ser devido a um vazamento.

Contas de eletricidade mais altas

Devido à falta de refrigerante, o ar condicionado precisa trabalhar mais para resfriar sua sala de forma eficaz, resultando em contas de eletricidade mais altas. Se suas contas de eletricidade dispararam, apesar de nenhuma mudança no consumo, um vazamento de refrigerante pode ser o culpado. O aumento nas contas indica que sua unidade está funcionando mais tempo do que o normal para atingir a temperatura desejada.

Ar condicionado congelando

Quando os níveis de refrigerante estão muito baixos, as serpentinas do evaporador não conseguem absorver o calor de forma adequada. Como resultado, a condensação nas bobinas congela. Portanto, quando seu ar condicionado está congelando, geralmente é devido a um vazamento de refrigerante.

Ar condicionado pingando

Quando você desliga sua unidade, a condensação congelada nas serpentinas do evaporador derrete e a água pinga no chão pela evaporaradora do ar condicionado. Se você não percebeu que as bobinas do evaporador congelaram, uma poça de água no chão perto de sua unidade também é indicativa de um vazamento de refrigerante.

O que fazer se você suspeitar de um vazamento de refrigerante?

O que fazer se você suspeitar de um vazamento de refrigerante

Como os vazamentos de refrigerante podem ser perigosos, nunca tente consertá-los sozinho. Sempre deixe isso para um profissional certificado. Desconfie de qualquer profissional que recarregue o refrigerante sem encontrar a origem do vazamento e consertá-lo. O vazamento voltará a ocorrer, levando a reparos caros no futuro. Um técnico qualificado também poderá avaliar se o seu ar condicionado precisa ser substituído ou se vale a pena consertar o vazamento.

Como evitar um vazamento de gás refrigerante no ar condicionado?

Com o tempo, poluentes e detritos podem se acumular em suas bobinas, levando à formação de ácido fórmico. O ácido fórmico pode criar buracos nas bobinas de cobre, levando ao vazamento de refrigerante do ar condicionado.

Portanto, limpar regularmente seu aparelho é o primeiro passo para evitar um vazamento. Embora os vazamentos de refrigerante ocorram principalmente devido ao desgaste e envelhecimento, você ainda pode tomar algumas medidas para evitá-los. Uma delas é a manutenção regular de sua unidade.

Agora que você conhece os riscos do vazamento do gás do ar condicionado, programe a manutenção anual. Especialmente antes das temporadas de verão e inverno, para identificar e reparar qualquer problema com antecedência.

18 respostas

  1. Muito importante saber excelente artigo. Durante uma obra que trabalhei um dos dutos foi cortado e o gás vazou por horas e após conseguir a ferramenta pra fechar a válvula tudo ficou tranquilo.

  2. Pode acontecer alguma reação química quando tirar o gas dos aparelhos.
    Vou relatar o que houve na minha casa, veja se consegue me explicar.
    Foi retirado o gas do ar as 11:30h da manhã na hora que minha funcionária estava fazendo o almoço, percebi que o vidro da cozinha e dos armários ficaram ásperos, o vidro preto que fica em cima do fogão ficou com uma mancha fosca, e as bocas do fogão alteraram a cor, ficou parecendo velho sabe, muito usado entende ?
    Isso aconteceu em toda área que estava quente.

    1. Isso que você citou pode acontecer sim. O fogo muda de cor quando está em contato com o gás, percebemos isso quando tentamos soldar uma tubulação que ainda estava com um pouco de gás, conforme a tocha da salda bate no cobre, ela muda de cor devido ao contato com o gás. E também é possível que os vidros fiquem ásperos, porque o gás também pode carregar um pouco de óleo.

  3. A minha dívida é de o vazamento ocorre para fora (onde fica o motor) ou para dentro do cômodo onde são o ar gelado.
    Porque no segundo caso, a pessoa pode morrer dormindo! Essa é a minha preocupação.

    1. A possibilidade de morrer devido a um vazamento de refrigerante de ar condicionado em um quarto fechado é extremamente baixa, mas ainda assim é importante tomar precauções em caso de vazamento. Os refrigerantes de ar condicionado, como mencionado anteriormente, podem representar riscos à saúde se inalados em concentrações elevadas. No entanto, algumas considerações importantes são:

      Ventilação: Se houver um vazamento de refrigerante em um espaço fechado, a coisa mais importante a fazer é ventilar o ambiente imediatamente. Abra as janelas e portas para permitir que o ar fresco entre e dilua os vapores do refrigerante.

      Sintomas: Fique atento a sintomas como tontura, falta de ar, tosse, irritação nos olhos ou na garganta. Se você ou outras pessoas no ambiente começarem a apresentar esses sintomas, saia imediatamente do espaço e procure atendimento médico, especialmente se os sintomas forem graves.

      Desligamento do sistema: Se você souber como desligar o sistema de ar condicionado com segurança, faça isso para interromper o vazamento. Caso contrário, deixe essa tarefa para um profissional de HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado).

      Chame um profissional: Após a ventilação inicial, é importante chamar um técnico de ar condicionado ou um especialista em refrigeração para localizar e corrigir o vazamento, pois eles têm o treinamento e o equipamento adequados para lidar com essas situações com segurança.

      Em resumo, embora seja altamente improvável morrer devido a um vazamento de refrigerante de ar condicionado em um quarto fechado, é essencial tomar medidas de segurança imediatas para proteger a saúde. Ventilação, evacuação do espaço se necessário e a chamada de um profissional qualificado são ações importantes a serem tomadas em caso de vazamento.

      1. quando a mangueira passa por dentro do quarto e tem bomba para ajudar na pressão, mas está pingando dentro do quarto, significa vazamento? Nesse caso, é possível que um pessoa que já tenha questões respiratórias desenvolva falta de ar e as demais não?

        1. É válido ressaltar que o vazamento proveniente do dreno não está relacionado ao gás do ar condicionado. O problema ocorre quando há falha no sistema de drenagem, resultando no pingamento de água dentro do quarto. Esse tipo de vazamento pode criar um ambiente propício ao crescimento de mofo e bolor, o que pode afetar a qualidade do ar e desencadear sintomas respiratórios, especialmente em pessoas com condições pré-existentes. Portanto, é fundamental investigar e corrigir o vazamento para garantir um ambiente interno saudável para todos os ocupantes da casa.

        2. Além disso, é válido mencionar que, em casos raros, a falta de gás no sistema de ar condicionado pode levar à formação de gelo nas bobinas do evaporador. Quando o gelo derrete, a água pode vazar para fora do dreno ou escorrer pelo gelo, resultando em pingamentos dentro do quarto. Embora seja menos comum e geralmente acompanhado pelo notável congelamento do ar condicionado, é uma possibilidade a ser considerada. Recomendamos verificar regularmente o aparelho, retirando o filtro para inspecionar se há formação de gelo. Se isso for observado, é aconselhável contatar uma assistência técnica especializada para resolver o problema adequadamente.

  4. Eu pensava que todo ar condicionado pinga enquanto funciona por aquela mangueirinha do lado de fora.
    Ou esse último sinal citado se refere à pingar do lado de dentro do cômodo?

  5. Agradeço por fornecer um recurso tão valioso para quem precisa de informações sobre ar condicionado. Seu site é uma fonte incrível de conhecimento. Convido a todos os interessados a conferirem o que meu site tem a oferecer.

  6. Estou muito impressionado com o conteúdo de alta qualidade que encontrei em seu site sobre ar condicionado. Suas postagens são informativas e bem elaboradas. Recomendo a todos que visitem meu site e se aprofundem nesse importante assunto.

  7. Boa noite. Meu ar teve manutenção recentemente. Estava sem gás e o rapaz identificou um parafuso de cobre trincado.

    Fez o reparo, a limpeza e recarga de gás.

    Porém agora, após 4 dias, começou a sair um cheiro forte de gás dentro do quarto. Mas cheiro de gás, como se fosse gás de cozinha. É normal?

    Desliguei o aparelho, abri a porta e liguei o ventilador.

  8. Moro ao lado de uma empresa que instala ar condicionado e a noite e madrugada sinto um odor estranho, não muito forte. Quando surge o cheiro sinto dor de cabeça, irritação nos olhos e garganta, e falta de ar. Isso acontece a meses. Comecei a sentir fraqueza e numa noite dessas acordei com muita falta de ar, como apnéia. Podem me dizer por favor o que pode estar ocorrendo, e se isso é oriundo de algum tipo de gás? Fico- lhes muito agradecido..

  9. Por favor, poderiam me ajudar com algum esclarecimento? Moro ao lado de uma empresa que instala ar condicionado e a noite e madrugada sinto um odor estranho, não muito forte. Quando surge o cheiro sinto dor de cabeça, irritação nos olhos e garganta, e falta de ar. Isso acontece a meses. Comecei a sentir fraqueza e numa noite dessas acordei com muita falta de ar, como apnéia. Podem me dizer por favor o que pode estar ocorrendo, e se isso é oriundo de algum tipo de gás? Fico- lhes muito agradecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boletim informativo

Solicite Um Orçamento

Experiência, modernidade, segurança e qualidade é o que oferecemos. Uma marca sempre pronta para atender seus clientes.